daiane pettine
Viver, criar e contar histórias.
​
Apresentação
Daiane Pettine é artista audiovisual e gestora de projetos culturais. Tem experiência em criação, direção e montagem de produções audiovisuais como videomaker. Formada em Arte-Teatro pela UNESP (2014), é pedagoga (2018), especialista em Arte-Educação (2019) e possui MBA em Gestão de Projetos, ambos pela USP/SP (2020). Com mais de 10 anos de experiência em ensino de Arte, no ano de 2021 ingressa como professora convidada na coordenação de projetos audiovisuais do projeto Tradus na UFERSA/RN. É também autora do livro, "Avaliar verbo transitivo" (2017) e atua na coordenação executiva do bloco afro Ilú Obá De Min.
Audiovisual
Criadora e diretora dos 17 episódios da premiada série “Atunko Ilú Obá De Min”, vencedora como melhor WebSerie de Diversidade no RioWeb Fest 2020, representante do Brasil no Diversity in Cannes na França (2021), indicada como Melhor WebSerie Documental nos Festivais de WebSeries de Montreal no Canadá (2021), New Zealand WebFest na Nova Zelândia (2021) e no Festival de WebSeries de Bilbao na Espanha (2021). Seus últimos trabalhos são os curtas documentários Cafundó: O Quilombo não está no passado" vencedor da Tilápia de bronze no Tiête Festival (2021) e "Casa de Inspiração - Da Laje ao Viaduto" vencedor da categoria Melhor Trilha Sonora no Bradoc Festival em 2021.
​
Processos Criativos
Seu trabalho atualmente se dá principalmente no audiovisual, onde encontrou a possibilidade de unir habilidade artísticas, educativas e de gestão de projetos dirigindo e montando curtas-metragens documentais e webserie. Cria utilizando processos criativos colaborativos buscando diálogo entre histórias com temas sociais, narrativas negras, femininas e criações em animação. Experiência em criação e gestão de propostas e projetos artísticos, roteiros, exposições, publicações editoriais e audiovisuais, bem como em gestão de projetos em atividades educativas e culturais.
​
Medalha Nelson Mandela
Recebeu em 2021 a "Medalha Nelson Mandela" promovida pela Associação Afro Cultural – OGBAN e cedida pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos como monção de estímulo e reconhecimento a criadores artísticos da comunidade negra que prestam relevante trabalho em prol da causa, bem como, a representatividade negra nos diversos segmentos da sociedade.
​
​
​
​​